sábado, 6 de abril de 2013

Música Paratodos e sua relação com a migração sexto ano



Podemos relacionar muitas  músicas nacionais e internacionais a certos contextos históricos.
 A música é uma produção artística humana influênciada pelo momento histórico em que foi feita  (representação).  A letra  aqui é  trabalhada como reformulação  e entendimento crítico da realidade brasileira. O que você capta ao ouvir essa música? O que trás a leitura da letra?
Como podemos relacionar a música para todos do cantor Chico Buarque de Holanda e a migração no Brasil?

Site para compartilhar experiências com a leitura/ possobilidade de sorteio de livros

www.skoob.com.br

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tema: O uso da razão no século XVIII, a liberdade de expressão no tempo de Voltaire e hoje em dia (paralelos)




"àquele período do século XVIII que é tido, em geral, como o da preponderância de um forte racionalismo."

"está mais ou menos estabelecido o consenso de que se trata de um século cuja característica maior é a da “Iluminação”, do “Iluminismo”, como dizem alguns, ou ainda das “Luzes”, por causa do vulto que nele tornam as idéias racionalistas. Enfocadas e defendidas por uma plêiade de pensadores brilhantes, como Voltaire, Diderot, os Enciclopedistas, Rousseau, traduzem, na sua luta "esclarecedora”contra o “obscurantismo”, a “ignorância", o “atraso”, a “irracionalidade”, não só o engenho e o espírito lúcidos de seus paladinos, como as aspirações de uma classe e mesmo de uma sociedade emergente, constituindo-se num dos principais fermentos, no plano ideológico, para a eclosão da Revolução Francesa." trechos retirados dos artigos

 
ROMANTISMO E CLASSICISMO
Anatol Rosenfeld / J. Guinsburg
          Os filósofos iluministas  acreditaram, escreveram, difundiram viram a aplicação de suas ideias em seu tempo e deixaram um legado para a humanidade. As ideias deles conseguiram não uma mudança local, mas global e atemporal, pois ainda marcam fortemente o pensamento ocidental.
         Voltaire  é  o grande nome no que diz respeito a liberdade de expressão, embora mesmo muitos anos após sua morte a liberdade de expressão NÃO esteja consolidada em alguns países. Na América Latina, há o caso de Cuba que gera muitas discussões fora da ilha, porque seus habitantes tem liberdade de expressar sua insatisfação com o governo limitada. Já em outros países a liberdade de expressão já esteve e é constantemente ameaça diante de regimes ditatoriais. Caso da censura no Brasil durante a ditadura militar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


  


Site interessante que mostra a terra em tempo real! www.painelglobal.com.br

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Convivência com outras culturas (sexto ano)

        A cultura ocidental tem uma herança cultural deixada por gregos e romanos como o alfabeto, a literatura, a filosofia, ciência política e o direito.
       A cultura ocidental abrange praticamente todos osrecantos no planeta, embora se misture com elementos de outras civilizações.
       Na cultura ocidental é mais intenso o contínuo desejo de mudanças, de inovações tecnológicas, de padronização por isso expandiu-se por todo o globo. No caso da América latina infilntrou-se apesar da influência de culturas indígenas e africanas. No caso do Japão, apesar da influência chinesa e também  de tradições originais do país em especial o xintoísmo convive sem atritos.