quinta-feira, 14 de março de 2013

A colonização Portuguesa no Brasil

                  Estrangeiros, sobretudo, franceses contrabandeavam madeira (pau-brasil) das costas brasileiras. Francisco I (1494-1547) rei da França na época considerava o mar livre e zombava do Tratado de Tordesinhas, linha imaginária que dividia o novo mundo entre espanhois e portugueses.
                    Diante desta ameaça, bem como a perspectiva de encontrar ouro e a fracassada empreitada no Oriente, o Rei Dom João III decide iniciar a colonização efetiva do Brasil. Abaixo pontos importantes sobre este período:
                      * 1516-1526. As expedições guarda-costa comandadas por Cristovam Jacques procuram espantar os estrangeiros que buscavam o pau-brasil (madeira que solta uma tinta usada na época pela indústria têxtil). Tais expedições foram um fiasco, porque a costa brasileira é muito extensa.
                       *   1532. Martim Afonso de Souza expulsou os franceses de Pernambuco, explorou o extenso litoral do Maranhão até o Rio da Prata.
                       *   1534. Dom Joaõ III emprega um esquema de colonização já testado em África, na Ilha da Madeira e em Fernando de Noronha.
                       *    As 15 capitanias hereditárias eram longas faixas de terra, que dividiam o território em paralelos, do litoral até o limite de Tordesilhas em lotes.
                       *    12  nobres portugueses receberam esses lotes.Eram chamados de donatários.
                       *    Dois documentos determinavam os direitos e deveres dos donatários: as Cartas de doação e os Forais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por colaborar! Deixe aqui o seu comentário educado! Aceito sugestões!